Esse blog é acima de tudo a respeito de diversão, mas levamos algumas coisas bem a sério. Nossa intenção é ser muito transparentes a respeito do que falamos e fazemos. Por isso, separamos aqui nossos valores e nossa forma de trabalho. Tem alguma dúvida ou pensa em fazer alguma espécie de parceria conosco? Leia abaixo nossa política.

How do we manage ads here at Viajando sem Fila? Read below our terms and conditions.


1. Como ganhamos dinheiro com o blog:

Temos banners pelo sistema do Google AdWords, que usa os cookies do seu navegador para ofertar produtos e serviços que interessem a você. Ganhamos dinheiro quando alguém clica neles. Esses espaços também estão à disposição para venda (ainda estamos montando nosso mídia kit, mas já podemos conversar a respeito via e-mail). Além disso, estamos à disposição para projetos patrocinados, seguindo a política relatada no item abaixo. Se tiver interesse em propor alguma parceria, entre em contato.

We have banners via Google AdWords that utilize cookies from your navigator. These banners can also be bought by your brand. We’re still working on our media kit, but you can send us an e-mail to discuss values whenever you want. We’re open to special projects for brands from all over the world. We will, however, follow our guidelines listed in the topic below. 


2. Posts patrocinados, brindes, presentes, jantares, passeios de graça e coisas afins:

Aceitamos tudo! 🙂 Porém, duas coisas são importantes:

a. só falamos bem de coisas das quais realmente gostamos, concordamos e acreditamos. Caso nós sejamos convidados a conhecer seu espaço / hotel etc. e não gostarmos ou ele não seguir os valores do nosso manifesto, não vamos fazer um post sobre ele. Aproveite para ler abaixo, no item 5, nossa conduta em relação a críticas negativas. Caso nós sejamos convidados e realmente gostarmos da experiência, vamos falar dela, seguindo o que declaramos no tópico abaixo.

b. sempre deixamos claro que se trata de um conteúdo pago. Para nós, conteúdo pago não é apenas post pago em dinheiro. Qualquer espécie de cortesia, convite, permuta ou presente é considerado um post que não é genuinamente espontâneo. Assim, sempre que um post for feito com alguma espécie de pagamento, colocamos um aviso no início ou fim do post, para preservar a credibilidade do blog.

We accept gifts, invites and partnerships – and we treat all of those things equally as money. So:

a. we only write about things and places that we really like and we have a policy in which we write only positive stuff (read topic 5)! If you invite us and we don’t like your product or service, we’ll not talk about it. We’ll not write bad things, though. 😉

b. all our paid content is signaled as paid content. 


3. Como escolhemos os lugares para resenhar? Como funcionam nossas visitas a restaurantes, museus, espaços em geral?

Escolhemos o que nos der na telha, sempre seguindo nosso manifesto (lugares vazios, inusitados, pouco badalados). E para criar um post, damos preferência a visitas anônimas. Quando decidimos fazer algum passeio para criar um post, não ligamos antes dizendo que somos do blog Viajando Sem Fila e queremos marcar uma visita. Vamos de surpresa, sem nos anunciar, para que a experiência que a gente viva seja real e não enviesada. No caso de posts em que falamos com o(a) dono(a) do lugar ou fazemos alguma matéria mais aprofundada, aí sim marcamos uma visita. Mas normalmente só fazemos isso quando conhecemos o lugar antes e já o aprovamos. E, claro, no post sempre avisamos que nossa visita foi anunciada.

Except when we make interviews and special posts about some place we already know and love, our visits are always anonymous. 


4. Direitos autorais e autoria das fotos e textos do blog:

Em 99% dos casos, as fotos são nossas, tiradas com uma câmera semiprofissional da Canon, um celular Moto X Play ou um iPhone 8 Plus. Assim como os textos, as fotos são nossas e não autorizamos seu uso comercial sem nosso consentimento. Caso queira usar algum conteúdo nosso em algum blog ou página pessoal, coloque o link para nosso blog, nos citando como a fonte original. Se tiver interesse em adquirir fotos nossas para algum outro uso, comprar algum texto ou nos contratar para criar algum conteúdo específico, entre em contato. 🙂

With little exceptions, all photos and content are made by Francine Guilen and/or Julio Almeida. We don’t authorize the use of our content for commercial purposes. If you want to use some picture or text for non-profit purposes, please mention our blog. If you want to buy some picture or text or hire us, we’re happy to talk to you.


5. Por que não fazemos críticas negativas?

Aaaaaah, não existe viagem sem perrengue e nem passeio cem por cento perfeito! Em nossas andanças, encontramos MUITA COISA RUIM MESMO. Pra cada achado sem fila, tem pelo menos uns dois restaurantes zoados, cinco museus horrorosos com horas de fila e dez passeios lotados. Quando criamos esse blog, entramos nessa questão: será que vale falar mal das coisas que nos ofendem? Decidimos que, embora fosse justo – e até engraçado – trazer essas histórias de horror para o blog, seria melhor perdermos nosso tempo falando apenas de coisas boas. Por um simples motivo: queremos positividade. Cada post falando mal de algum passeio ruim estaria ocupando espaço de um post melhor e mais útil sobre um passeio incrível! Assim, fica a dica: se não falamos de determinado lugar, existe a chance de nós não termos gostado dele. Ficou na dúvida e quer saber nossa opinião sincera sobre alguma coisa? Mande uma mensagem pra gente! 

We believe in positivity and we decided to not post negative reviews about places and things we didn’t like. If you want to know if we enjoyed or recommend some specific thing about somewhere, talk to us. 🙂


6. “Vocês falaram que ia estar vazio, eu fui e estava lotado. Por que fizeram isso comigo OH DEUS”?

Primeiro, pedimos mil perdões. O que acontece é que os lugares mudam, os tempos mudam e as modas também. Pode ser que um lugar que a gente tenha visitado um dia vire um sucesso no dia seguinte e não podemos fazer nada a respeito disso :(. Ou mesmo que a gente tenha encontrado o lugar vazio numa segunda feira de manhã, mas no sábado à noite, dia em que você foi, ele bombe! Normalmente, antes de ir fazemos uma pesquisa para entender quais os horários de pico dos lugares e se eles costumam lotar muito em outros dias da semana. Por isso, fique sempre atento(a) ao final de cada post, em que contamos qual foi o dia e horário da nossa visita e, em alguns casos, truques para evitar filas nesse lugar. Também vale ler esse post que conta sobre nossas estratégias para evitar filas. 🙂

Places and times change and somewhere that’s empty one day may be crowded in the future. Don’t forget to check the end of our posts, where we tell the date we went and some other tips that may be useful for your visit.